Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Empregado receberá em dobro por férias pagas com atraso

Dr. Paulo Castro www.souzacastroadv.com/contato

Publicado por Paulo Castro
há 5 anos


Inspetor receberá em dobro por férias pagas com atraso

O terço e o abono da venda de dez dias foram pagos no prazo.

A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho deferiu a um inspetor da Companhia de Águas e Esgotos do Estado do Rio Grande do Norte (Caern) o pagamento em dobro do valor relativo às férias, à exceção do terço constitucional e do abono pela venda de dez dias. Essas duas parcelas foram acertadas no prazo legal de até dois dias antes do início das férias, que foram usufruídas no período correto, mas o restante foi repassado com atraso.


Remuneração

Segundo o inspetor, o adicional de férias (correspondente a 1/3 do salário) e o abono pecuniário (artigo 143da CLT) eram pagos no último dia do mês anterior às férias, junto com o salário do mês. No entanto, o salário do mês de férias não era acertado com antecedência, mas na data do pagamento normal. Por entender que toda a remuneração do período deveria ser antecipada, ele pediu o recebimento em dobro.

O juízo de primeiro grau julgou procedente o pedido sobre as férias de 2010 a 2015, mas o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região afastou a condenação. Em razão da forma como a remuneração ocorria, o TRT entendeu que o pagamento do salário no mesmo mês das férias não implicava o deferimento em dobro, pois o empregado não teria sofrido prejuízo em relação ao gozo do período de férias.


TST

O relator do recurso de revista do inspetor, ministro Luiz José Dezena da Silva, concluiu que a decisão do TRT contrariou a Súmula 450 do TST ao considerar regular a quitação da remuneração no curso das férias. Nos termos da súmula, é devido o pagamento em dobro da remuneração de férias, incluído o terço constitucional, com base no artigo 137 da CLT, quando, ainda que gozadas na época própria, o empregador tenha descumprido o prazo previsto no artigo 145.

O ministro, no entanto, afirmou que o pagamento em dobro deve incidir apenas sobre o valor remanescente, pois a Caern observou o prazo para o pagamento do terço constitucional e do abono pecuniário. “Entendimento em sentido contrário resultaria no inaceitável enriquecimento sem causa”, explicou.

Por unanimidade, a Primeira Turma acompanhou o relator, mas a Caern apresentou embargos de declaração, ainda não julgados.


Processo: RR-1304-59.2016.5.21.0003

Fonte:

http://bit.ly/2Eiom36

http://bit.ly/2w6Ubr5


advogado trabalhista, advocacia trabalhista, advogado trabalhista Goiânia, trabalhista, acerto trabalhista, rescisão trabalhista, demissão trabalhista, justa causa trabalhista, cálculo trabalhista, direitos trabalhistas, direito trabalhista,direitos trabalhistas maternidade, licença trabalhista maternidade advogado família,advocacia família,advogado divórcio,advogado pensão alimentícia,advogado direitos alimentos,advogado revisão pensão alimentícia,advogado direito guarda filhos,advogado regulamentação guarda, advogado direito de família

  • Sobre o autorEspecialista em demandas trabalhistas.
  • Publicações21
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações138
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empregado-recebera-em-dobro-por-ferias-pagas-com-atraso/710176723

Informações relacionadas

Notíciashá 13 anos

SERVIÇO DE ALTO GRAU DE PERICULOSIDADE

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)